Por:Ana Laura Junqueira
Curiosidades
set 2022
Muitas pessoas acreditam que cidadania e naturalização são sinônimos, mas ambas apresentam conceitos diferentes.
Mesmo que elas possam estar ligadas com a nacionalidade de uma pessoa em um país, cidadania e naturalização tem as suas particularidades e regras diferentes para serem concedidas.
Várias pessoas ficam em dúvida sobre a cidadania e naturalização quando querem providenciar uma das duas para ter uma experiência em outro país.
Que tal saber a diferença entre cidadania e naturalização? Continue lendo que vamos explicar sobre cada uma delas para você!
A cidadania é adquirida no momento de nascimento de uma pessoa que tem um dos pais nascido em um determinado país.
Ela é um conjunto de direitos e deveres que a pessoa começa a ter e que permite participar da economia local, de intervir na formação do governo, por meio do voto, e de ir e vir no país.
Porém, nem todas as pessoas já nascem com o reconhecimento da cidadania do país, sendo necessário um registro no mesmo.
Alguns deveres da cidadania são: votar para escolher os governantes, cumprir as leis, educar e proteger seus semelhantes, proteger o patrimônio público e social do país.
Em meio aos deveres, todos os cidadãos têm direitos, como saúde, educação, moradia, trabalho, lazer, respeito da sua fé e pensamento, ser livre para praticar qualquer trabalho, entre outros.
A naturalização é concedida para as pessoas que querem adquirir uma segunda nacionalidade que não seja a sua própria de nascimento.
É um processo no qual o cidadão renuncia sua condição em seu país e acaba indo para outro, podendo ser feita:
Todas as pessoas que são naturalizadas têm a cidadania no país, tendo os mesmos direitos e deveres de um cidadão nato do país, inclusive o passaporte.
Muitas pessoas têm dúvida quanto à perda ou não da nacionalidade brasileira, caso consiga se naturalizar em outro país.
Segundo a Constituição Federal, há duas possibilidades de o brasileiro ter dupla ou múltiplas nacionalidades, quando há:
Somente existe perda de nacionalidade em casos de naturalização voluntária, ou seja, quando o cidadão solicita a segunda nacionalidade por vontade própria, como por casamento ou tempo de residência no país.
Independentemente disso, dependerá do país e da situação a perda ou não da nacionalidade, pois o Brasil possui diversos acordos internacionais que podem flexibilizar tais procedimentos de naturalização.
A solicitação para a cidadania e naturalização dependem das regras de cada país, e se podem ser solicitadas estando ou não no Brasil.
A naturalização tem a ver com o pertencimento de alguém a um país, havendo vínculos históricos e culturais compartilhados.
Mas, também, tem a ver com o direito de sangue, ou seja, por descendência, podendo solicitar a nacionalidade do país que os seus pais nasceram.
Já a cidadania, mesmo estando relacionada com a nacionalidade, é diferente. Dessa maneira, só é considerado um cidadão aquele que possui direitos e deveres civis e políticos de um país.
Assim, você pode ter a nacionalidade de um país por ter nascido nele, mas ser cidadão de outro local, por seus direitos e deveres estarem associados ao Estado onde vive. Esse é um caso de quem tem dupla nacionalidade, por exemplo.
Agora que você sabe a diferença entre cidadania e naturalização e quer tirar uma das duas de um determinado país dos seus descendentes e parentes, e precisa dos seus documentos com tradução juramentada, a Alpha Language Consulting pode auxiliar você!
Ela é uma empresa que disponibiliza serviços de tradução juramentada, realizados por tradutores públicos habilitados.
Além disso, ainda oferece outros serviços, como revisão de textos, tradução simples, tradução técnica, transcrição de vídeo, e muito mais.
As traduções podem ser feitas em diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, chinês, japonês, russo, italiano, entre outros.
Além de saber a diferença entre cidadania e naturalização, entre em contato conosco e saiba muito mais! Tenha mais facilidade no processo de ida para outro país!