Por:Ana Laura Junqueira
Curiosidades
ago 2021
O intercâmbio é uma experiência única e que oferece a oportunidade de conhecer outro país, outra cultura e outras pessoas de diversas origens. Por esse motivo, é algo desejado por muitos adolescentes e adultos do país.
Você também tem esse desejo ou está organizando a documentação para embarcar para outro país? Se sim, não se esqueça da tradução de documentos escolares para a sua viagem.
Neste texto, explicamos sobre a importância de um intercâmbio para outra nação e o processo de tradução juramentada dos documentos para essa experiência.
O que é um intercâmbio?
O intercâmbio é descrito pela maioria dos intercambistas como algo magnífico e repleto de bons momentos e aprendizados. Por conta disso, desperta o desejo de muitas pessoas que buscam expandir o seu repertório cultural e aperfeiçoar seu idioma estrangeiro.
Um intercâmbio pode ser definido como uma viagem para outro país a fim de vivenciar experiências, por um determinado período, nesse local. Ele pode ser cultural, escolar ou até mesmo a trabalho.
Mas como funciona?
Há diversos tipos de intercâmbio hoje em dia e as dinâmicas realizadas pelos programas diferem bastante. As buscas mais comuns são para estudar em escolas e universidades de outros países, bem como para instituições com o intuito de melhorar o idioma estrangeiro.
Os intercâmbios de estudo, normalmente, funcionam da seguinte maneira: você procura uma agência de intercâmbio brasileira e, por meio dela, se matricula em algum curso, em alguma cidade de outro país.
Outra opção é por meio dos programas do Rotary Clube, que buscam realizar esse processo para centenas de países do mundo.
No país escolhido, você ficará instalado em alguma residência para estudantes ou na casa de alguma família (Host Family). Caso fique em uma Host Family, será tratado como um integrante da família e receberá alojamento, refeições e, CLARO, todo o afeto deles.
Vários brasileiros que fizeram intercâmbio e ficaram em casas de famílias revelam que a experiência foi positiva, cheia de aprendizados e muito amor e companheirismo.
Durante o período em que ficar no país estrangeiro, frequentará as aulas escolares, conhecerá os lugares e a cultura do local e participará de diversas atividades que proporcionarão experiências enriquecedoras.
Quem pode fazer intercâmbio escolar?
O intercâmbio escolar, conhecido como High School, pode ser realizado por estudantes que têm entre 14 e 19 anos e podem durar de um semestre a um ano.
Esses intercâmbios ocorrem no início do semestre letivo e, normalmente, as viagens para o destino desejado são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro ou julho e agosto.
E os intercâmbios de idioma?
Melhorar os conhecimentos sobre outros idiomas em países diferentes é uma experiência bastante válida. Inclusive, vários brasileiros que fizeram isso relatam como evoluíram na leitura, compreensão e conversação em outra língua.
Os intercâmbios para aperfeiçoar o idioma estrangeiro podem ser realizados por pessoas de várias idades, mas que possuem mais de 18 anos. Os períodos dos cursos variam e podem ser de apenas um mês ou até mesmo de um ano.
Quais são as vantagens?
Um intercâmbio oferece ao estudante muitos benefícios, abre portas, amplia seu repertório e proporciona experiências únicas e valiosas. Entre as principais vantagens, algumas que se destacam são:
Além disso, um intercâmbio deixa seu currículo muito mais atrativo e oferece melhores oportunidades de trabalho ou de estudo em grandes empresas e universidades.
Quais são os destinos mais procurados?
O mundo é enorme e há locais maravilhosos para conhecer. Por esse motivo, no momento de escolher o destino do seu intercâmbio, você pode ter muitas dúvidas.
No entanto, se quer saber quais são os destinos mais procurados, alguns deles são: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Portugal, Nova Zelândia, Espanha, Alemanha, França e Suíça.
Além disso, há uma procura grande para países da América do Sul, como Argentina e Chile, e para a África do Sul.
E os documentos?
É importante saber que, para participar de intercâmbios em outros países, você pode precisar de tradução dos seus documentos, uma vez que terá que comprovar sua escolaridade na instituição de ensino estrangeira.
No entanto, essa tradução deve ser juramentada. Ou seja: realizada por um tradutor público, concursado com registro na junta comercial do seu estado.
Quais documentos são necessários?
Para participar de um intercâmbio escolar você precisa ter alguns documentos traduzidos. Os de identificação e os pessoais mais comuns são: passaporte, RG, certidão de nascimento e atestado de vacina.
Já os documentos escolares que precisam passar por tradução juramentada são: declaração de matrícula, histórico escolar, certificados de conclusão do curso (se houver necessidade), histórico de notas da graduação (se houver necessidade) e carta de recomendação da instituição de ensino.
Onde fazer a tradução juramentada de documentos?
Um intercâmbio internacional é uma experiência que vai mudar sua vida e sua percepção sobre o mundo. Em virtude disso, você precisa realizar a tradução juramentada de documentos em uma empresa especializada e que vai te oferecer um serviço de muita qualidade.
Nós, da Tradução Juramentada BH, disponibilizamos serviços de tradução juramentada, realizados por tradutores públicos habilitados para isso e comprometidos com entregas no prazo e trabalhos de excelente qualidade.
Além disso, fornecemos outros serviços, como tradução técnica, tradução simples, revisão de textos, transcrição de textos, a fim de facilitar sua vida e suas viagens.