(31) 3287-1935 | 99985-6800 / analaura@traducaojuramentadabh.com.br

Acadêmico – Científica

Traduções especializadas de TCCs/monografias, dissertações, teses, resumos, artigos, papers.

MONOGRAFIA: Trabalho de Conclusão de Curso superior (bacharelado) ou pós-graduação lato sensu que apresenta o resultado de investigação sobre tema único e delimitado. O termo “TCC” se aplica única e exclusivamente a cursos superiores.

DISSERTAÇÃO: Trabalho apresentado ao final de curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado) baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. Na dissertação, o autor estabelece relações de causa e consequência, dá exemplos, tira conclusões, apresenta um texto com organização lógica das ideias.

TESE: Trabalho apresentado ao final de curso de doutorado ou pós-doutorado que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema amplo, com abordagem teórica definida.

RESUMO: Parte introdutória de trabalhos acadêmicos que tem que ser escrito em dois (ou mais) idiomas. O resumo tem a finalidade de evidenciar os pontos relevantes de um texto e deve apresentar uma descrição breve do problema estudado e das soluções encontradas. Deverá expor o objeto, a metodologia, os principais resultados e as conclusões da monografia, dissertação ou tese.

(em inglês, ABSTRACT; em francês RÉSUMÉ; em espanhol, RESUMEN)

ARTIGO CIENTÍFICO: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. O artigo científico relata informações e resultados de uma pesquisa de maneira clara e concisa. Sua característica principal é ser publicado em periódicos científicos especializados.

PAPER: pequeno artigo científico, elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento. Os propósitos de um paper são quase sempre os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. O paper é essencialmente técnico, podendo envolver fórmulas, gráficos, citações e pés de página, anexos, adendos e referências. Num paper a opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do escritor.

PAPER também pode ser termo em inglês para ARTIGO CIENTÍFICO.